"Todas nós temos anseio pelo que é selvagem. Existem poucos antídotos aceitos por nossa cultura para esse desejo ardente. Ensinaram-nos a ter vergonha desse tipo de aspiração. Deixaram-nos crescer o cabelo e o usamos para esconder nossos sentimentos. No entanto, o espectro da Mulher Selvagem ainda nos espreita de dia e de noite. Não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente quatro patas." -Clarissa Pinkola Estés

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fé. Fé que a gente chega!

BUM!




Será que esses terroristas resolveram virar homens bomba por ser contra o Bush? NÃO! Será que são contra Carla Bruni? NÃO. Talvez tenham feito escola de homem bomba pra acabar com o bêbado do Putim? NÃO.
Homens-bomba são homens-bomba porque acreditam na Guerra Santa. Acreditam que se morrerem por livre e espontânea vontade levando consigo um grande número de pessoas alcançarão o Paraíso. Porque tem FÉ.
Como a interpretação pode ser perigosa. A guerra Santa, originalmente, falava de converter infiéis. Um dia algum inflamado acreditou que isso deveria ser feito a força; e cá estamos nós, no meio dessa guerra... Tudo por culpa de duas palavras [atitudes] perigosas: interpretação e fé!
Essa mesma fé que falta à tantos brasileiros descarados que andam roubando dinheiro do povo; que tem fé.
Aqui no Brasil, Graças a Deus (se perdoam a ironia), a situação não é extrema a ponto de sequestrarem um boing da TAM e jogarem no Cristo, mas a situação é complicada mesmo assim.
Não sou contra nenhuma religião, quero deixar isso bem claro. Acho bom as pessoas terem fé, terem algo divino onde se apoiar. O problema está no fanatismo. Esse, sempre esse o problema...
Nunca me esquecerei de um caso que vi quando tinha uns 10 anos de idade:
Um rapaz casado, com dois filhos perdeu o emprego, sua mulher também estava desempregada, no desespero para conseguir algum dinheiro com a finalidade de alimentar seus filhos foi pedir ajuda a sua igreja. Se eu não me engano uma vertente da Universal. A igreja, não me lembro sob qual alegação, se recusou a dar o dinheiro. O rapaz encontrou uma solução desesperada, vendeu seu sofá. E deu 10% (o Dízimo) para a igreja. Aquela mesma que se recusou a comprar comida para seus filhos. Depois do roubo das gravatas e de outros casos Brasil, e mundo, afora, temos Bispo Edir Macedo tomando a cena nos noticiários do horário nobre. Pra quem já viu as fotos: a mansão é ou não é belíssima?
Pelo menos os homens-bomba tem uma ideologia, uma crença de verdade, onde fazem seu sacrifício humano, não só atingindo a terceiros, mas a si mesmo.

"O coração do homem-bomba faz tum-tum
Até o dia em que ele fizer bum!"
Já dizia Zeca Baleiro.

Se nosso querido Bispo fosse assim, com todos os recursos que tem, teria sim uma bela casa, mas não as custas dos fiéis.
Afinal, ele já tem uma emissora de Tv... alguém avisa que a ganância é um pecado?

7 comentários:

  1. Muito boa a reflexão.
    E o texto!
    Gostei mesmo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. gostei do post.
    obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  3. Carol, é um prazer sua companhia em Os Dias - os bons leitores geralmente são bons criadores, é o seu caso. Se você tiver Facebook, me encontrará: Weydson Leal. (weydson_leal@hotmail.com) bjs W

    ResponderExcluir
  4. Carol Mioni, gracias por visitar El Espacio de Jorgiux,fotografo, poeta y loco, saludos a ritmo de Sambiña.

    ResponderExcluir
  5. Carol, obrigado por sua leitura e comentários. Sim, tenho livros publicados, em poesia, artes plásticas e teatro. Sobre poesia - creio que é a área que mais lhe interessa - tenho comigo alguns exemplares das duas últimas antologias publicadas (em SP e no Rio), mas que estão esgotadas em livrarias, Por isso, posso te mandar, com o maior prazer. Meu próximo livro está na editora aqui no Rio (Topbooks) para lançamento em outubro. Se você quiser receber os livros, mande seu endereço para o meu email (weydson_leal@hotmail.com ou weydson1@uol.com.br) e envio pra você. Se você quiser ver mais textos meus, também pode colocar Weydson Barros Leal no Google, e vai aparecer um monte de coisas, principalmente no Jornal de Poesia. Mais uma vez, obrigado pelo carinho. bjs Weydson

    ResponderExcluir
  6. ter fé é nessessério para viver, mas viver as custas da fé dos outros deveria ser crime... muito bom seu texto...

    ResponderExcluir
  7. ...Carol minha doce seguidora,
    belíssima reflexão falando de
    fé, este sentimento, este acreditar
    no que não se vê, mas sente-se
    como possível.

    e como é gostoso quando podemos
    acreditar, e assim formamos
    campo para todas as realizações,
    sonhos, e desejos.

    quanto ao bispo...
    optei por não me injuriar
    com tanta falta de respeito
    com todos aqueles que ele
    descaradamente chama de 'irmãos'...

    beijo, linda!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!