"Todas nós temos anseio pelo que é selvagem. Existem poucos antídotos aceitos por nossa cultura para esse desejo ardente. Ensinaram-nos a ter vergonha desse tipo de aspiração. Deixaram-nos crescer o cabelo e o usamos para esconder nossos sentimentos. No entanto, o espectro da Mulher Selvagem ainda nos espreita de dia e de noite. Não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente quatro patas." -Clarissa Pinkola Estés

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O cruel caminho para medicina - Parte I

Antes de começar eu gostaria de deixar bem claro duas coisas:
1-) Esse texto é baseado nas minhas próprias experiências, em histórias de vestibulandos de medicina que conheci e em histórias de amigos de amigos que me contam.
2-) As coisas que estou contando não se resumem a bolha morumbi-higienópolis, nem a triste realidade das escolas públicas e blá blá blá, estou contando no geral. Juntando as duas coisas.


Acredito que seja bem claro para todos que é a carreira mais concorrida do Brasil. Começa aí a crueldade, o psicológico de todo candidato a médico já começa o caminho abalado. Pra aqueles que sabem, desde sempre, que querem fazer medicina, a parte sofrida começa no Ensino Médio. Enquanto todos estão preocupados em passar de ano, os nossos pretendentes a médicos (vou chamá-los de mártires, se me permitem a brincadeira) estão se matando de estudar pra absorver o máximo de informação possível pro vestibular, sendo que muitas vezes nem é ano dele ainda. As escolhas a serem feitas são outro agravante. Não mais cinema, futebol, balada... esqueça os amigos, o namoro fica difícil, a família desaparece, agora a vida se resume a ele e aos livros. Os primeiros vestibulares prestados, ainda como treineiro, assustam, descabelam, arrancam lágrimas, tremedeiras, desespero e um agonia inenarrável. O medo de não conseguir quando for a hora certa sufoca, traz pra mente absurdos que vão do sentimento de incapacidade até a vontade de desistir de tudo. Em alguns casos, muito extremos, o desejo de morte é muito grande. E acreditem, ele acontece com muito mais freqüência do que se imagina. E enquanto tudo acontece na vida dos nossos mártires, os pais acreditam que é só estudar que a aprovação vem. Pobres pais... eles ignoram que o comportamento deles muitas vezes interfere muito mais que a quantidade de conhecimento dos filhos.

5 comentários:

  1. saudades de vc! de verdade!]
    e calma que tem uns 8 anos no mínimo pela frente. prepare o fígado que vc vai beber demais

    ResponderExcluir
  2. Tudo vale sempre a pena Carol !!!!
    Morrendo de saudades, mas avida é essa correria mesmo.
    Beijo Beijo Beijo
    Ale

    ResponderExcluir
  3. Carolzinha passei só pra te mandar um beijinho e sei que o bicho tá pegando.... Mas se cuida !
    Beijoooooooo
    Ale

    ResponderExcluir
  4. Nunca me aventurei para o lado da medicina, sempre tive pavor de sangue e agulhas, rs. Mesmo assim consigo compreender as dificuldades que um estudande de medicina encontra durante a caminahda.
    Ti garanto que mesmo tendo seguido outros caminhos tambem encontrei varios obstaculos e a luta é essencial para a personalidade e terá um bom médico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa...tenho só 14 anos e estou com medo de entrar nesse caminho, por mais que eu queira muito!! Obrigada Carol...isso tudo serviu pra me preparar para essa vida!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!