"Todas nós temos anseio pelo que é selvagem. Existem poucos antídotos aceitos por nossa cultura para esse desejo ardente. Ensinaram-nos a ter vergonha desse tipo de aspiração. Deixaram-nos crescer o cabelo e o usamos para esconder nossos sentimentos. No entanto, o espectro da Mulher Selvagem ainda nos espreita de dia e de noite. Não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente quatro patas." -Clarissa Pinkola Estés

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Brasil x França

Posso não ser exímia entendedora de política. Não saber todos ou muitos fatos políticos da história. Mas quero fazer uma pergunta aos meios de comunicação. Por que quando começaram as negociações todo mundo lembrou que a França deu mancada nesse tipo de contrato e quando o presidente manifestou interesse ninguém nunca mais ouviu falar desses problemas?

Pois é, o contrato com a Índia teve aumento de custos, atraso na entrega e a tecnologia não foi compartilhada como prometido.
O Chile também passa por maus bocados. E agora o Brasil entrando nessa. Espero de verdade estar enganada nessa hipótese, mas seremos enrolados também. E na Política da boa vizinhança o Barbudo sem 10 dedos deixará passar.

Imagino não ser o correto, mas eu gostaria de alguém com pulso, alguém que mantivesse a frieza e dissesse algo assim: quero fechar o contrato com vc, mas preciso confiar antes. Cumpra a sua parte com quem já fechou contrato até tal data e me procure, senão tenho EUA e Suécia com ajustes a se fazer em termos de compartilhamento de software mas com preços melhores.



Ok, concordo que os caças da França são os que atendem melhor as necessidades da aeronáutica do Brasil, mas é um risco grande a se correr. Pagar essa fortuna e ficar se a tecnologia pode ser um tiro no pé.

Repito que não entendo e nem busco muito esse tipo de assunto. Mas esse me incomodou.

5 comentários:

  1. Bom, riscos há em qualquer negociação...
    Quantos maiores os prazos vai piorando...
    Para isso existem contratos e orgãos, até mesmo internacionais para regulamentar... E creio que este seja o melhor caminho... Mesmos os pequenos tem chance numa OMC (a exemplo: o Brasil ganhou recentemente um caso no algodão perante ao EUA)
    A boa vizinhança infelizmente é necessária ao Brasil... Infelizmente não somos uma potência militar, nossa intelectualidade se aplica ao etanol e motores flex e nossa força econômica é dependente de outros países...
    Ainda estamos na inércia da política econômica do FMI, enquanto isso seremos amiguinhos do Hugo, Sarkozy e até do Ahmadinejad, desde que esses caras estejam dispostos a colaborar com nossa pátria amada... Salve, Salve...

    ResponderExcluir
  2. ...Carol, Carolzinha,
    fale de flores, de coisas bonitas,
    fale de amor, fale de crianças
    brincando nos parques e jardins.
    fale de ti...
    fale dos teus amores, e esqueça
    esta parafernália que os governos
    fazem sem o menor escrúpulo.

    digo-lhe isso, não com alienação,
    e sim por opção por entender que
    vivemos em um planeta que se cobrir
    é um circo...e se cercar é um hospício.

    precisa mais?

    bjuuuuu

    ResponderExcluir
  3. A coisas que não entendo, por exemplo; por que investir tanto dinheiro em armas e aviões, sendo que no Brasil a fome ainda é uma realidade, a educação continua de mal a pior sem falar na saúde que é uma calamidade pública...

    Acredito que a tecnologia é de fundamental importância para o Brasil, mais condições dignas para a sociedade é de fundamental importância para o ser humano....



    "A se eu soubesse o que eles sabem; certamente não saberia o que sei...

    ResponderExcluir
  4. O chato é o Presidente convidar o Sarkosy pro 7 de Setembro, prometendo comprar os aviões franceses! O Obama ainda acha que o Lula é o cara? Ainda vai ter "Brazilian Day" nesse tanto de países que "adoram" o Brasil? Alguém sabe se o Hugo Chavez ficou quieto ou disse alguma coisa sobre isso? Geopolítica às 00h42 de sábado!? Cadê a cerveja!?

    ResponderExcluir
  5. Não entendo muito do assunto, confesso. Mas riscos exitem em todo e qualquer tipo de acordo! E, como o Robert disse, o Brasil precisa dessa politica de boa vizinhança!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!